sábado, 5 de agosto de 2023

Baú de Trovas 7, para descontrair

 


Mulheres que estão me olhando,
pensando no mesmo assunto,
são como freiras rezando
na Intenção de um só defunto.
ADAUTO GONDIM
- - - - - -  
Olhares acusadores
vive o padre a me lançar,
desde o dia em que Dolores
cismou de se confessar...
ADOLFO MACEDO

- - - - - -
Distante de quem me ama,
vivo inquieto sofrendo,
pois em carta ela reclama:
— Vem quente que estou fervendo!..
ALMEIDA CORRÊA
- - - - - -
Certo político pulha
um só cuidado agasalha:
teme que a menor fagulha
lhe queime o rabo de palha!
ANTÔNIO TORTATO
- - - - - -

Do tanto falar asneira,
com franqueza, o Dr. Caio
mais parece uma toupeira
com ares de papagaio...
APARÍCIO FERNANDES
- - - - - -
Peço-lhe um beijo, matreiro,
sei que o pedido não pega;
mas conheço o meu isqueiro:
no principio, sempre nega...
BATISTA NUNES
- - - - - -
O Zequinha, volta e meia,
bebendo pela cidade,
é sempre de cara feia
que enfrenta a cara metade...
COLBERT RANGEL COELHO
- - - - - –
Um belo dia jantei
na casa de certo amigo,
mas, a fome que levei
veio de volta comigo…
DURVAL MENDONÇA
- - - - - -
Uma vez roubei-te um beijo,
e um tapa me deste então...
Conservo o mesmo desejo,
mas... respeito a tua mão!
FILHO DOS PAMPAS
- - - - - -
Ouvindo um dia um sujeito
gabar-se de ser ateu,
eu murmurei, satisfeito,
— Esse é mais burro do que eu.
FONTOURA COSTA
- - - - - -
Quase, quase me quiseste;
teu amor, quase consigo...
Não fosse esse quasa-quase,
quase me caso contigo!
GERALDO COSTA ALVES
- - - - - -
Bons tempos aqueles tempos
das eras já bem vividas,
em que as mulheres guardavam
as perninhas escondidas...
GUIMARÃES NETO
- - - - - -

Dizes que tua mulher
mora no mundo da lua.
 - Só agora me convenço
de que realmente ela é tua...
HECTOR DA COSTA FREITAS
- - - - - -
Patroa!!! — grita Maria,
num desespero profundo;
e, ante um ratinho que via:
“...0 maior rato do mundo!"
HENRIETTE
- - - - - -
Fulano é um bom rapaz,
nunca lhe falta dinheiro;
e sempre num bolso traz
gazuas e um chaveiro...
HERMAN CABEZA
- - - - - -
No inferno, um homem da roça
ao diabo, disse, num rogo:
— Eu só entro nessa joça
depois de apagar o fogo!
HILÁRIO S. SONEGHET
- - - - - -
As modas surgem e somem
e na de hoje erra quem quer:
Parece mulher? É homem.
Parece homem? É mulher.
ILDEFONSO DE PAULA
- - - - - -
Quis dar meu traque a um mendigo,
mas o ingrato respondeu:
— Senhor, minha casa é pobre,
mas não é nenhum museu!
J. B. MELLO E SOUZA
- - - - - -
Não precisa guarda-chuva
o magrelo do Domingos,
pois andando em plena chuva
passa bem por entre os pingos!.
JORGE ROCHA
- - - - - –
Jurou que só casaria
com o João e foi verdadeira.
— Já tem três filhos Maria,
e continua solteira...
JOUBERT DE ARAÚJO SILVA
- - - - - -
Cabeça — força é dizê-lo;
cabeça — que desconsolo:
por fora, não tem cabelo;
por dentro, não tem miolo!
LAURINDO RABELO
- - - - - -
É assim mesmo, minha filha,
aqui no mundo há de tudo:
costureira maltrapilha
e barbeiro cabeludo!...
LAURO CATALDI
- - - - - -
Diz um burro (assaz profundo)
a outro burro (inteligente):
— Quantos homens neste mundo,
são mais burros do que a gente!
OSÓRIO DUTRA
- - - - - -
Neste mundo interessante
há muito doutor de beca,
que, em vez de mente brilhante,
tem o brilho na careca.
PAULO EMÍLIO PINTO
- - - - - -
A vaidade de um poeta
que conhecemos a fundo,
se fosse coisa concreta,
não caberia no mundo...
RODRIGUES CRÊSPO
- - - - - –

O amor, quando cega, zomba
da nossa sorte mesquinha:
— As vezes vê-se uma pomba
e não é pomba — é galinha...
SILVA TAVARES

Fomte:
Aparício Fernandes. A Trova no Brasil: história e antologia. São Cristovão/RJ: Artenova, 1972.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lucília Alzira Trindade Decarli (Trovas em Preto & Branco)

                           1 Antes que a vida se acabe, não seja vão o viver e aquilo que não se sabe, que se comece a aprender. 2 Da sua ca...