Trova é isto: uma sequência de 28 sons, ou seja, 28 notas musicais, formando um poema composto de quatro redondilhas maiores.
Entende-se por redondilha maior o verso setissílabo, provavelmente o mais antigo modo, ou pelo menos o modo mais natural de transformar palavras em música. Uma escala musical completa: dó-ré-mi-fá-sol-lá-si...
A redondilha está na boca e no ouvido do povo, em todas as línguas, desde que o homem e a mulher aprenderam a emitir sons vocais.
Está nos ditados populares:
- Quem tem boca vai a Roma.
- Filho de peixe é peixinho.
- Quem nasceu pra lagartixa / nunca chega a crocodilo.
- Agua mole em pedra dura / tanto bate até que fura...
- Oh ciranda, cirandinha / vamos todos cirandar...
- Meu limão, meu limoeiro, / meu pé de jacarandá...
- Batatinha quando nasce / se esparrama pelo chão... / Batatinha quando cresce / vira um baita batatão...
~ Toda vez que eu viajava / pela estrada de Ouro Fino...
- Fica comigo esta noite / e não te arrependerás...
Está na linguagem bíblica:
- Deus criou o céu e a terra / e viu que tudo era bom.
- Pai nosso que estás no céu / santificado é o teu nome...
Técnica
Aqui não cabe um estudo pormenorizado sobre técnicas de versificação. Vale, entretanto, lembrar que a trova, como as demais modalidades de poesia, tem normas a serem obedecidas. O trovador necessita, sobretudo, estar atento às questões da rima e da métrica.
RIMA
A rima, segundo as normas atuais, como já vimos, deve ser dupla, isto é, devem ser rimados o primeiro verso com o terceiro e o segundo com o quarto (abab). Em trova não há, porém, grande exigência quanto ao fato de a rima ser rica ou pobre, no sentido tradicional de que rica seria a rima entre palavras de diferentes categorias gramaticais: verbo com substantivo, adjetivo com advérbio etc. Isso não tem sido levado muito a sério atualmente. Mais importante é o trovador estar atento para evitar certos cochilos que, estes sim, enfraquecem o verso. Por exemplo:
rimas com palavra derivadas: ver / rever; agir / reagir; tempo / contratempo.
rimas imperfeitas, assim chamadas por haver diferença no timbre das vogais tônicas:
ideia / areia; sacode /pôde; melhor /favor.
rimas regionais: há, por exemplo, quem pronuncie /friu/, /riu/, num único som, rimando com "viu", em vez de /fri-o/, /ri-o/, em dois sons, como recomenda o Decálogo de metrificação adotado pela UBT.
rimas homófonas, em que a vogal tônica seja a mesma - e com o mesmo timbre – nos quatro versos (sem que haja sons internos fortemente contrastantes), como nestes exemplos inventados:
MÉTRICA
1) As sílabas são contadas até a última tônica do verso.
2) As pontuações não impedem as junções de sílabas.
3) Não se deve aumentar uma sílaba métrica nos encontros consonantais disjuntos. Ou seja: deve-se evitar suarabactí (não pronunciar "letra muda").
(Na contagem métrica, pronuncie "convição”, não "con/vi/qui/ção”)
4) Uma vogal fraca faz junção com a vogal fraca ou forte inicial da palavra seguinte.
Observação - Aceitam-se exceções a esta regra no sentido de evitar a formação de sons duros e desagradáveis. Exemplo: "cuja ventura / única consiste" (venturúnica)
Observação - Nos casos em que se prefira a junção "forte + fraca", deve-se ter sempre o cuidado de evitar sons desagradáveis ("mais que tu/ardo") ou formar novas palavras ("via” ao invés de "vi a...").
§ 1° - Não deve haver mais de uma vogal forte.
§2" - No caso em que a vogal forte não esteja colocada entre as vogais fracas e sim em 1" e 3° lugar, para que seja correta a junção as duas vogais fracas devem juntar-se por crase ou por elisão, e não por sinalefa (ditongação). Assim, estará certo: "é / a am/ bição que nos prende"; (ou) "é a am/ bição que nos maltrata". Mas não podemos unir as três vogais de "e a / ín / tima palavra derradeira".
Observação 1 - Há nesse grupo alguns encontros vocálicos que não aceitam a ditongação:
Sa / a / ra, fe / é/ ri / co, a / é/ reo, pa / ra / í/ so, ra / í/ zes, ba / ú, sa / ú/ va etc.
§único - Em algumas regiões do Brasil é usada a ditongação nesses encontros vocálicos, com base na fonética local. No entanto, não será aceita na metrificação, em benefício da uniformidade, uma vez que na maioria dos estados é feita a separação dessas vogais.
OBSERVE:
Fi /ca / co / mi /go es/ ta / noi / te
e / não / te a/ rre /pen / de / rás...
Lá / fo / ra o/ fri / o é um / a / çoi / te,
ca / lor / a /qui / tu / te / rás.
Adelino Moreira
Eu / nas / ci / na / que / la / se / rra,
num / ran / chi / nhoà/ bei / ra- / chão,
to / do / chei / o / de / bu / ra /co,
on / de a / lu / a / faz / cla / rão...
Angelino de Oliveira
Se / re / nô, / eu / ca / io, eu/ ca / io;
se /re /nô, / dei / xa / ca / ir...
se / re / nô / da / ma / dru / ga / da
não / dei / xou / meu / bem /dor / mir...
Antônio Almeida
Es / ta / vaà/ to / a / na / vi / da,
o / meu / a / mor / me / cha / mou
pra / ver / a / ban / da / pa / ssar
can / tan /do / coi / sas / de a / mor...
Chico Buarque de Holanda
Pe / guei / um / I / ta /no / Nor / te
pra / vim / pro / Ri / o / mo / rá...
A / deus, / meu / pai, / mi / nha / mãe;
a / deus, / Be / lém / do / Pa / rá!
Dorival Caymi
Pre / pa / re o / seu / co / ra / ção
pras / coi / sas / que eu / vou / contar.
Eu / ve / nho / lá / do / ser / tão,
e / po / sso / não / lhe a / gra / dar...
Geraldo Vandré
Na a / la / me / da / da / poe/ si / a,
cho / ra / ri / mas / o / lu / ar...
Ma / dru / ga / da... e A / na / Ma / ri / a
so / nha / so / nhos / cor / do / mar...
Juca Chaves
Es / te é/ o e / xem / plo / que / da / mos
aos / jo / vens / re / cém- / ca / sa / dos:
queé/ me / lhor / se / bri / gar / jun / tos
do / que / cho / rar / se / pa / ra / dos...
Lupicínio Rodrigues
Quan / do es/ tou / nos / bra / ços / teus,
sin / to o/ mun / do / bo / ce / jar...
Quan /do es/ tás / nos / bra / ços / meus,
sin / to a / vi / da / des / can /sar!
Luiz Vieira
O / no / sso a/ mor / tra / du / zi / a
fe / li / ci / da / de, a /fei / ção,
su / pre / ma / gló / ria / que um / di / a
ti / ve ao / al / can / ce / da / mão.
Mário Rossi
Mui / ta / gen / te / cai / à/ to / a,
ou / tros / ca / em/ com / Ra / zão...
A / sau / da / de é u / ma / ga / roa
ca / in / do / no / co / ra / ção.
Roberto Martins
O / lho o / sol / fin / dan /do / len / to,
só / nho o / so / nho / de um / a / dul / to:
mi / nha / voz / na / voz / do / ven / to
in / do em / bus / ca / do / teu / vul / to...
Sérgio Bittencourt
Eis / a / qui/es/ te / sam / bi / nha
fei /to / de u / ma / no / ta / só...
Ou / tras / no / tas / vão / en / trar,
mas / a / ba / se é/ u / ma / só...
Tom Jobim
Um / ve / lho / cal / ção / de / ba / nho,
o / di / a / pra / va / di / ar...
Um / mar / que / não / tem / ta / ma / nho
e um / ar / co– / í/ ris / no / ar.
Vinícius de Moraes
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