terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Sonia Maria Ditzel Martelo (1943 - 2016)


1
A chuva beijando o chão
o ventre da terra alcança
e é joia que no sertão
reluz em tom de esperança!…
2
A Natureza hoje chora
a cruel devastação
que faz o verde ir embora
e veste de cinza o chão !...
3
A nossa vida depende
de cuidas da Ecologia,
assim o verde resplende
em luz de infinda magia!
4
Ante os golpes do destino
jamais curve sua fronte,
olhe o pinheiro, menino,
tão altivo no horizonte !...
5
Ao ouvir a canção da alma
quando o silêncio se faz
sinto invadir-me tal calma
que encontro enfim minha Paz!...
6
As cordas de minha lira
levam-me a um mundo risonho
onde a saudade suspira
no doce embalo do sonho!...
7
A Trova é tão pequenina
mas quanta beleza encerra;
feliz de quem tem a sina
de espalhá-la pela Terra!...
8
Em sua onda cristalina
que nos afasta o conflito,
a Música nos fascina
e tem sabor de infinito!
9
É qual folha solta ao vento
o verso que diz minha alma:
– nem sei se tenho talento,
só sei que um verso me acalma!…
10
E quando nos falta o Amor
o mal vem logo em seguida,
tudo é treva, tudo é dor,
sem uma luz nesta Vida!...
11
Esta magia da Trova
um feitiço até parece,
tem a luz que a alma renova,
tem o encanto de uma prece !
12
Estes campos verdejantes
de minha terra querida
são esmeraldas brilhantes
a colorir minha Vida!...
13
Eu fui minha alma entregar
todinha para a Poesia
e assim achei meu lugar
num mundo só de magia!
14
Já perdida na distância
mas esquecida jamais:
adeus… adeus, minha infância,
adeus… até nunca mais!…
15
Maior conquista na vida
não é fama nem riqueza,
mas sim a vida vivida
para o Bem, para a Beleza!…
16
Marque presença na vida
pelas ações que pratica,
lembre: na hora da partida,
você vai… sua obra fica!
17
Meu veleiro de ilusões
singra os mares desta vida
e vencendo os vagalhões
talvez ache, enfim, guarida!…
18
Minha mais doce ilusão
é pensar que sou feliz
sem saber que o coração
fez de mim o que bem quis !...
19
Música que nos acalma
é sublime inspiração
a tanger nas cordas d’alma
pelas notas da emoção!
20
Não existe mais pureza,
mais encanto e mais calor
do que assistir a beleza
do despertar de uma flor!
21
Nas coisas simples que faço
tristeza não me pões véu:
– procurando meu espaço,
eu penso chegar ao céu!…
22
No gérmen que se faz planta
a promessa é chama acesa
dourando o trigo que encanta
e que põe o pão na mesa !...
23
Nos mistérios deste outono,
as folhas caindo ao chão,
tecem colchas de abandono
que envolvem minha ilusão! ...
24
Nossa vida é só ilusão
e o tempo é quem nos conduz
até o fim dessa missão
rumo a um tempo só de luz!…
25
Nos vendavais deste outono,
as folhas caindo ao chão
tecem colchas de abandono
que envolvem minha ilusão.
26
Pobre floresta que chora
sua alma triste, enlutada,
e vê seu verde ir embora
nas cinzas de uma queimada!
27
Quando a prata do luar
cintila seu brilho infindo
no imenso dorso do mar,
não sei de nada mais lindo!
28
Quando tudo terminar,
quando o sonho tiver fim,
quando nada mais restar…
brilha uma luz mesmo assim!…
29
Se tu quiseres ter paz,
esquece a dor e a agonia:
– o ontem já não volta mais,
sempre haverá novo dia!
30
Uma cabana, um amor,
um pedacinho de chão,
um mundo com muita cor
é sonho que sonho em vão!…
31
Um mundo melhor quisera
onde houvesse amor e paz,
mas bem sei que isto é quimera,
– não passa de um sonho audaz!
32
Um resquício de saudade
traz alento à nossa dor
pois revive na verdade
um velho sonho de amor!…
33
Veloz vento vagabundo,
por onde vais, meu rapaz?
Vais procurar pelo mundo
um cantinho onde haja Paz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cézar Augusto Defilippo (Zé Gute) Trovas em Preto & Branco

  1 Ao ver-te mãe, insegura, percebo em meio à pobreza que o teu olhar de ternura tem muito mais de tristeza.  2 Canoeiro chora ao marco da ...